Sabe aquela hora de pagar a conta em um restaurante nos Estados Unidos? Então, é nesse momento que você precisa estar por dentro das gorjetas nos Estados Unidos. Por isso, vamos explicar tudo de uma maneira bem simples.
Primeiramente, o valor típico da gorjeta em diversos lugares dos EUA varia entre 15, 18 e 20% do total da conta (COMO SUGESTÃO). Mas fique atento, algumas vezes, a gorjeta já vem inclusa na conta, então, cheque antes de pagar. Por exemplo: quando chega um grupo grande em um restaurante, é normal que a gorjeta seja incluída na conta automaticamente no final do atendimento.
Vamos falar de história, rapidinho…
O ano era 1900 e dar gorjetas se tornou regra. De acordo com os rumores, a Europa que iniciou a prática, por conta da aristocracia. Após diversas visitas à Europa, onde dar gorjetas é cultural, os aristocratas americanos queriam parecer mais cultos e conhecedores. Talvez eles estivessem um pouco emocionados demais, porque os europeus os criticaram por dar gorjetas demais (e continuam sendo até hoje).
Cerca de 60 anos depois, foi decidido pelo Congresso dos EUA o chamado “crédito de gorjeta”, ou seja, os empregadores poderiam pagar valores menores aos seus funcionários do que o salário mínimo, se eles ganhassem gorjetas. Por isso, atualmente, há uma razão legitima pela qual os americanos continuam a dar mais gorjetas que os europeus. Isto é, os funcionários voltam para casa com um salário reduzido e contam com gorjetas para sobreviver. Por certo isso acontece na indústria de alimentos. Entretanto, nem todos que recebem gorjetas vivem em dependência delas. Da mesma forma, algumas profissões incluem as gorjetas como um bônus, mas você deve estar ciente das regras não escritas e dar gorjetas de acordo com elas.
A cultura da Gorjeta nos Estados Unidos
De acordo com o que contamos acima, a cultura da gorjeta nos Estados Unidos é muito importante e faz parte da remuneração dos profissionais que trabalham em serviços de atendimento ao cliente. Não deixe de dar gorjeta em restaurantes, bares, salões de beleza, motoristas de táxi, serviço de quarto (limpeza, principalmente) e entregadores.
Assim sendo, se você estiver infeliz com o serviço, converse com o seus atendentes. Dessa forma eles saberão o que está errado e serão altas as chances de que eles farão tudo o que puderem para te fazer feliz. Em outras palavras, seu atendente pode oferecer sua refeição por conta da casa, te dar uma sobremesa ou, no mínimo, oferecer um sincero pedido de desculpas.
Quanto dar de gorjeta?
Aqui vão alguns exemplos práticos: em um restaurante, quando um garçom te atender, a gorjeta deve ser de 15 a 20% do valor total da conta (na notinha vem as porcentagens de 15, 18 e 20% para escolher). Não dar gorjeta ou dar menos que 15% significa que o serviço não foi satisfatório. Entretanto, em um bar, a regra não escrita da gorjeta é de US$1 por bebida. Por outro lado, para os cabeleireiro e barbeiros, a gorjeta fica em torno dos 20% do valor do corte de cabelo, de acordo com a satisfação.
Em seguida, temos os taxis que, atualmente, têm uma tela digital na qual você pode selecionar a quantia da gorjeta quando a viagem encerrar. Porém, a quantia mais baixa (que ainda é boa) é de 15%, mas você pode dar a mais caso o motorista tenha sido uma alegria absoluta. Entretanto, para um manobrista ou serviço de quarto, geralmente damos entre 2 ou 3 dólares por ajudar com minhas malas, trazer serviço de quarto ou abrir as portas do carro.
Acima de tudo, não faça disso um grande negócio ou cerimônia. é melhor colocar as notas cuidadosamente dobradas nas mãos deles e dizer um rápido “thank you”. Não entregue a eles notas amassadas.
Quando não dar gorjetas?
Bem, em alguns lugares, como fast foods, não é necessário dar gorjeta. Mas se você tiver um atendimento excepcional, pode deixar uma gorjeta de 10%.
Como fazer o pagamento das gorjetas?
Quando você efetua o pagamento no cartão de crédito, débito ou pré-pago, você recebe a notinha. Depois escreve o quanto de gorjeta vai dar na notinha em um espaço para você preencher o valor, somar com a conta, e marcar o total. Assim o garçom passará no cartão o valor total que você anotou.
Isso vale para quem paga em dinheiro também: você calcula o total com a gorjeta e o garçom trará o troco certo OU você paga a conta e deixa o valor da gorjeta depois que ele(a) te trouxer o troco. Ou seja, para quem tem uma maior dificuldade em se comunicar, facilita para todos deixar a gorjeta na pastinha).
E para finalizar, aqui vão algumas dicas: sempre tenha dinheiro trocado (lembra das moedinhas?) para dar gorjeta; se você não tiver dinheiro trocado, pergunte se eles aceitam gorjeta por cartão de crédito ou débito; e lembre-se que a gorjeta é um sinal de agradecimento pelo bom serviço.
Em resumo, sejam justos!
As pessoas que citamos aqui (em restaurantes, principalmente), recebem de salário um valor inferior ou até mesmo não recebem nada além das gorjetas. Apesar disso, o valor da gorjeta é dividido entre o garçom, o seater (quem te direciona à mesa) e o cozinheiro. Ou seja, caso a você não dê gorjeta, o dinheiro dessa divisão sai do bolso do garçom. Por isso: SEJA JUSTO SEMPRE.
Agora você está por dentro das gorjetas nos Estados Unidos. Não esqueça de dar a gorjeta correta e fazer bonito na hora de pagar a conta!
Podemos usar o cartão do banco NOMAD para dar gorjetas?
Pode sim! O cartão NOMAD funciona como um cartão de débito. Logo, ao pagar a conta com seu cartão NOMAD, você pode escolher a porcentagem de gorjeta no final que será debitada de seu cartão.
E se você não tem sua conta no banco NOMAD ainda, baixe o aplicativo NOMAD e abra sua conta. Não esqueça de usar o código CDO20 para receber até US$20 de cashback. O melhor é que esse cashback já pode fazer parte das suas gorjetas 🙂