Tudo sobre gorjeta em Orlando (e nos EUA)!

Gorjeta nos Estados Unidos e em Orlando tudo sobre gorjeta
Um costume diferente do Brasil, dar gorjeta em Orlando (ou nos Estados Unidos) faz parte da sua compra e é o salário de muitos dos trabalhadores que te ajudam e/ou te servem diariamente.

Gorjeta: um assunto que precisamos falar e explicar como funciona por aqui… A famigerada “tip”.

 

Como funcionam as gorjetas?

Diferente do costume do Brasil, a gorjeta dos garçons e garçonetes nos Estados Unidos não vem como os famosos 10% na conta. Aqui em Orlando e nos Estados Unidos em geral os clientes dão o valor que acharem justo de acordo com o serviço – mas a média é entre 15% a 20%.

Alguns restaurantes já fazem o cálculo para você: quando você recebe a conta, no final do impresso, vem as sugestões de porcentagens com o valor, em dólar, já calculado. Geralmente os valores são 15%, 18% e 20%. VOCÊ NÃO É OBRIGADO A DAR ESSES VALORES EXATAMENTE, SÃO SUGESTÕES, você pode dar menos ou mais.

A porcentagem da gorjeta diz respeito ao quanto você gostou do serviço/atendimento da pessoa: se você der entre 10% e 15%, ela entende que o serviço prestado por ela foi satisfatório ou ok; se você der 10% ou menos de gorjeta, significa que o serviço da pessoa foi ruim ou péssimo.

 

Como pagamos as gorjetas?

Quando você efetua o pagamento no cartão de crédito, débito ou pré-pago, você escreve o quanto de gorjeta vai dar na conta impressa em um espaço para você preencher o valor, somar com a conta, e marcar o total. Assim o garçom passará no cartão o valor total que você anotou.

Na verdade isso vale para quem paga em dinheiro também, você calcula o total com a gorjeta e o garçom trará o troco certo OU você paga a conta e deixa o valor da gorjeta depois que ele(a) te trouxer o troco (para quem tem uma maior dificuldade em comunicar-se, facilita para todos deixar a gorjeta na pastinha).

Lembrando que, as gorjetas somente são necessárias para restaurantes de mesa (Table Service), ou seja, naqueles que você senta à mesa e alguém te serve. Nos restaurantes fast food ou naqueles que você mesmo se serve, não é necessário.

 

Existem outros casos que também devemos dar gorjeta:

  • Para carregadores de malas: cerca de $1 por mala;
  • Para motoristas de táxi: a mesma sugestão dos restaurantes (P.S.: recomendamos dar a gorjeta junto com o valor pago pois muitas vezes eles não andam com troco);
  • Para tatuadores: a mesma sugestão dos restaurantes;
  • Para as arrumadeiras dos quartos: cerca de $2 ou $3 por dia que fizerem a limpeza – nesse caso deixe o dinheiro no quarto em cima de algum móvel, geralmente nos quartos tem um envelope designado para isso, se não tiver, deixe um bilhetinho escrito: ”tip”, se não deixar nenhum aviso, elas não pegam o dinheiro.

 

Por que as gorjetas são tão importantes?

Pessoas que trabalham nesses cargos que citamos aqui, recebem de salário fixo um valor inferior ou até mesmo não recebem nada se não forem as gorjetas. Além de que o valor da gorjeta é dividido entre o garçom que está te servindo, o seater (a pessoa que te direciona para a mesa) e o cozinheiro, caso a você não dê gorjeta, o dinheiro dessa divisão sai do bolso do garçom. Por isso: SEJA JUSTO SEMPRE.

 

Falando em gorjetas e restaurantes, aproveite nossas dicas: SKIPPER CANTEEN e TONY’S TOWN SQUARE.

 

_________________________

Quer saber mais?

_________________________

Quer comprar seguro viagem? Acesse o site da April Brasil aqui e garanta o seu seguro viagem com 15% de desconto, já pelo link 🙂
• Você conhece nosso aplicativo? Se seu celular for iPhone, clique aqui e baixe GRÁTIS! Se seu celular for Android, clique aqui e baixe GRÁTIS!
• Você conhece nossas redes sociais? Acompanhe-nos pelo Instagram, dá like na nossa Fanpage do Facebook, se junte ao nosso Grupo no Facebook e se inscreva nos nossos canais do YouTube aqui e nesse canal aqui também!
E acesse aqui os cupons de desconto para sua viagem!

2 Shares:
2 comments
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You May Also Like