Como solicitar o visto americano: Parte 2

1 228

Dando continuidade ao seu processo de visto (iniciado na parte 1), vamos seguir os passos abaixo:

Comece acessando o “Official US VISA information and appointment services” (serviço de informação e compromisso oficial de visto dos EUA) (https://ais.usvisa-info.com/) e clique no retângulo azul escrito “Nonimmigrant Visa Applicant” (aplicante de visto de não imigrante).

 

Ao aparecer a lista de países, um dos primeiros será o Brasil, selecione o idioma que preferir (entre Português e Inglês) e prossiga.

Na página seguinte, o número 1 (Inicie sua solicitação), será o link para iniciar sua solicitação de agendamento de visto.

 

Há algumas perguntas nesse site que é bom tomar muito cuidado. Aos primeiros solicitantes de visto, ATENÇÃO. Nesta página, há 5 ítens em que você terá que selecionar apenas um e o que se aplica para quem está tirando o visto de turista é a opção que diz “Completei o fomulário de solicitação para o Visto Americano de Não Imigrante (DS-160) e preciso solicitor o visto” – opção 2.

 

Seguindo para a próxima página, digite seu nome e sobrenome de acordo com o seu passaporte e de acordo com a forma que foi preenchido no formulário DS-160, preencha seu campo de e-mail e crie uma senha. Ao selecionar que aceita os termos de serviço, será solicitado o número do seu telefone para contato. Em seguida, selecione o próximo quadradinho e aceite que você não é um robô.

 

Ao criar uma conta, um e-mail será enviado para o endereço cadastrado com um link de ativação da conta. IMPORTANTE: só será possível prosseguir com seu agendamento com esse e-mail, portanto, caso não tenha recebido, clique em REENVIAR E-MAIL na página do consulado.

Ao abrir o link do e-mail, você será redirecionado para uma página do consulado em que você terá que preencher os dados solicitados como: nome, sobrenome, país que emitiu o passaporte, país de nascimento e o número do passaporte. Lembra daquele código que no post Parte 1 pedimos para você anotar? Então, quando solicitarem o número DS-160 você digitará esse código. A classe do visto, caso você venha como turista, é “B1/B2 Negócio e Turismo (visitante temporário)”.

Ao final, digite seu e-mail e cidade de residência e, caso você esteja renovando seu visto, você responderá “Sim” na pergunta “Você teve um visto para entrar nos Estados Unidos emitido anteriormente?”; Caso seu visto seja o primeiro, responda “Não”.

 

Após esse passo, confirme a criação do solicitante.
DICA: Caso esteja fazendo solicitação de visto de uma família, por exemplo, de três pessoas, preencha os três formulários DS-160 antes de começar essa solicitação de agendamento e, após confirmar a criação do solicitante principal, adicione os demais membros da família.

Na próxima página, você terá a possibilidade de escolher como receber seu passaporte, seja retirar no Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV) ou entregar no seu endereço.

 

Caso opte por entregar em seu endereço, preencha os dados seguintes com seu nome complete, cellular, RG, CPF, Endereço completo e CEP.

Em seguida, você será direcionado para uma página em que selecionará a forma de pagamento – dinheiro ou cartão de crédito. O valor do visto é de US$ 160,00, convertidos no dólar do consulado do dia. O pagamento de dinheiro implica em gerar um boleto, o qual deve ser pago em qualquer banco ou online e acarreta na espera de 02 dias para o agendamento do CASV e da entrevista no Consulado; já o pagamento em cartão de crédito, o pagamento é feito na hora pelo site, e libera o calendário de agendamento instantaneamente.

 

Ao decidir sua forma de pagamento e pagar o visto, imprima o comprovante de pagamento e continue no site (ou retorne em 02 dias no caso de pagamento em boleto) para o agendamento. Ao abrir o site, você verá que o agendamento estará disponível para você. Ele será feito de duas formas: primeiro o Consulado e depois o CASV e, ao terminar, será enviado para o seu e-mail o comprovante de agendamento.

 

Finalizado o agendamento, o que deve ser feito?

Separe o comprovante impresso do DS-160 e o comprovante de agendamento que estava no seu e-mail, juntamente com seu passaporte e leve no CASV no dia agendado. Lá eles tirarão sua foto e colherão suas digitais.
DICA: Chegue com cerca de 30 minutos de antecedência no dia do CASV e do Consulado.

No dia marcado para ir ao Consulado, leve os mesmos documentos e aguarde sua vez. A entrevista com o Cônsul é rápida e tranquila, as perguntas principais e feitas na maioria das vezes são:

  • Para onde você vai?
  • Porquê você vai?
  • Quando você vai?
  • Alguém viajará com você?
  • Quem está pagando pela sua viagem?

DICA: Dê respostas curtas, sem delongas e sem contas história.

 

Após esse processo, aguarde o visto ser entregue da forma selecionada e BOA VIAGEM!

você pode gostar também Mais do autor

1 comentário

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.