É necessário vacina da Febre Amarela?

Tudo que você precisa saber para uma viagem tranquila

20 53.099

Quem deve tomar a vacina da Febre Amarela?
por Nathalia Altieri

Primeiro, vamos pensar uma coisa, antes de se preocupar com a vacina da febre amarela para viajar, devemos pensar que ela é uma doença que existe no Brasil, e se você mora em zona endêmica ou em zona onde estão surgindo casos, você precisa se vacinar. A vacina é a forma mais eficaz para se proteger, mas também serve para que a doença pare de se espalhar.
A vacina é liberada para as pessoas ente 6 meses de vida (no calendário básico, é realizada aos 9 meses) ate os 60 anos, após os 60 anos, a pessoa necessita de liberação médica.

NÃO PODEM SER VACINADOS: pessoas imunodeprimidas (câncer, HIV, etc), pessoas em uso de medicações que diminuem a imunidade (corticoide em altas doses, radioterapia, etc), pessoas com alergia de ovo, gestantes, transplantados.

 

A VACINA É APLICADA EM DOSE UNICA OU NECESSITA DE REFORÇO?

Até ano passado, a vacina era aplicada e se fazia um reforço 10 anos após. Porém, a Organização Mundial de Saúde (OMS), realizou estudos, em que se viu que apenas 1 dose conferia imunidade para a vida toda, e o Brasil, passou a adotar a vacina em dose única.
Porém, com a necessidade de se fracionar a vacina, quem receber, irá necessitar de reforço.

O QUE É A VACINA FRACIONADA?

A vacina aplicada até hoje, é a preconizada pela OMS, onde contem 0,5 ml do soro com o vírus, e garante imunidade para o resto da vida.
A vacina fracionada, foi a forma que o governo arrumou para conseguir proteger a população e evitar o avanço da doença, uma vez que a produção do soro da vacina demora 1 ano para ficar pronto. A vacina fracionada, ela contem 0,1 ml do soro, e não garante imunidade para a vida toda, sendo necessário reforço.

QUANDO A VACINA COMEÇA A AGIR?

15 dias após receber a dose da vacina, independente de ser ou não a fracionada, ou seja, não adianta tomar na véspera de embarcar.

VACINA DE DOSE FRACIONADA X CERTIFICADO INTERNACIONAL DE VACINA

O que mais se tem falado sobre a vacina de dose fracionada é exatamente o que fato de que ela não dá direito a tirar o certificado internacional de vacina.
Caso você vá viajar para um local, onde é exigida vacina, basta comparecer a unidade de saúde com a passagem aérea comprada.

VALE LEMBRAR QUE AS NORMAS NÃO IRÃO MUDAR DE ULTIMA HORA.

 

COMO TIRAR O CERTIFICADO INTERNACIONAL DE VACINAÇÃO OU PROFILAXIA (CIVP)?

Basta entrar no site da anvisa (abaixo), preencher o cadastro e agendar. No dia e hora agendado, comparecer no centro para o qual solicitou o agendamento, com RG, passagem para pais onde a vacina é exigida e a carteira de vacina. O certificado é emitido na hora e não tem custo.
O site para o agendamento é:

http://www.anvisa.gov.br/viajante

 

PARA QUE PAISES É EXIGIDA A VACINA DE FEBRE AMARELA???

OS ESTADOS UNIDOS NÃO EXIGE A VACINA!!!!
TAMBÉM NÃO SERÁ EXIGIDA VACINA PARA AS PESSOAS QUE FAZEM. CONEXÃO E NÃO IRÃO SAIR DO AEROPORTO (MESMO QUE NO PAIS ONDE SERÁ REALIZADA A CONEXÃO A VACINA SEJA EXIGIDA), EXCETO SE A CONEXÃO DURAR MAIS QUE 12 HORAS, FATO QUAL SERÁ NECESSÁRIO O CERTIFICADO.
PARA QUEM VIAJA DE NAVIO, A VACINA TAMBÉM NÃO É EXIGIDA

Exigem vacina contra febre amarela de viajantes que vivam ou tenham passado por países de risco (2017):

Afeganistão, África do Sul, Albânia, Arábia Saudita, Argélia, Antígua e Barbuda, Austrália, Bahamas, Barein, Bangladesh, Barbados, Belize, Benin, Butão, Bolívia, Bonaire, Botsuana, Brunei, Burkina Faso, Cabo Verde, Camarões, Camboja, Cazaquistão, Chade, China, Cingapura, Colômbia, Coreia do Norte, Costa Rica, Cuba, Curaçao, Djibuti, Dominica, Egito, El Salvador, Equador, Eritreia, Etiópia, Fiji, Filipinas, Gâmbia, Granada, Guadalupe, Guatemala, Guiné, Guiné Equatorial, Guiana, Haiti, Honduras, Ilhas Pitcairn, Ilhas Salomão, Indonésia, Irã, Iraque, Jamaica, Jordânia, Laos, Lesoto, Líbia, Madagascar, Malawi, Malásia, Maldivas, Malta, Martinica, Mauritânia, Maurício, Mayotte, Montserrat, Moçambique, Myanmar, Namíbia, Nauru, Nepal, Nicarágua, Nova Caledônia, Nigéria, Niue, Omã, Panamá, Paquistão, Paraguai, Polinésia Francesa, Quênia, Quirguistão, Quiribati, Reunião, Ruanda, São Bartolomeu, São Cristóvão e Névis, Santa Lúcia, Saint Martin/Sint Maarten, São Vicente e Granadinas, Samoa, São Tomé e Príncipe, Santa Helena, Senegal, Seychelles, Somália, Sri Lanka, Sudão, Suriname, Suazilândia, Tailândia, Timor-Leste, Trinidad e Tobago, Tristan da Cunha, Tanzânia, Uganda, Vietnã, Wallis e Futuna, Zâmbia e Zimbábue.

Exigem vacina contra febre amarela de todos os viajantes (2017):

Angola, Burundi, República Centro-Africana, Congo, Costa do Marfim, República Democrática do Congo (ex-Zaire), Guiana Francesa, Gabão, Gana, Guiné-Bissau, Índia, Libéria, Mali, Níger, Serra Leoa, Suriname e Togo.

 

Nathalia Altieri é médica formada pela Fundação Serra dos Órgãos no ano de 2009, com residência médica em pediatria pelo Hospital Carmino Caricchio, com término em 2012. Possui título de especialista em pediatria pela Sociedade Brasileira de Pediatria e nas horas vagas é moderadora do Coisas de Orlando.

Se você gostou do post, compartilhe, pois pode ajudar centenas de pessoas com a informação correta.

Quer saber sobre Influenza? clique aqui e aprenda mais.

 

Acha que devemos postar mais coisas assim? Deixa um comentário!

 

 

Assista o vídeo mais novo do nosso YouTube:

- Anúncio -

20 Comentários
  1. Luciana Pedroza Diz

    Post extremamente útil, com informação precisa e desmistificada, e no momento certo!

  2. Marcio Diz

    Excelente informação.
    Estarei viajar para Orlando no próximo dia 24/01/2018 e não possuo a carteira de vacinação internacional e estava bem preocupado.
    Ano passado fiz o mesmo trajeto sem problema algum, mas agora estava preocupado com esta história de surto no RJ.

    1. Diego Talberg Diz

      Obrigado pelo comentário Marcio.

  3. Mônica Diz

    Nossa, vou para Orlando dia 24/ 01… fiquei preocupada pq resolvi tomar a vacina, mas como estou fora da área de risco em SP, tomei a fracionada! E se não é exigido, foi graças a Deus pq a fracionada pelo jeito não te dá certificado nenhum pela Anvisa.

    1. Diego Talberg Diz

      Fica em paz Mônica, porém, quando voltar não deixa de tomar para se proteger mesmo no Brasil.

  4. Fabiane Diz

    Muito obrigada pelo post! Desde ontem eu e meu marido estávamos em busca de informações concretas e este foi simplesmente FUNDAMENTAL!

    1. Diego Talberg Diz

      Obrigado pelo comentário Fabiane. 😉

  5. […] É necessário vacina da Febre Amarela? […]

  6. Patrícia Neder Diz

    Boa Noite. Viajaremos agora dia 29/01 para Orlando, somos de Belo Horizonte/MG, onde estão ocorrendo muitas mortes, estamos todos imunizados, será mesmo que não precisaremos da comprovação já que estamos em áreas e risco?
    Obrigada.

  7. Eduardo Diz

    Boa tarde. Viajarei com a minha namorada para Nova York dia 27/03 e estamos preocupados com o seguinte: sei que não os EUA não exigem a vacina, todavia, estamos preocupados que isso possa vir a ser exigido próximo à nossa viagem. E agora só temos a oportunidade de tomar a vacina fracionada nos postos de saúde daqui de São Paulo. O que fazer? Se tomarmos a fracionada aqui ainda essa semana, poderemos tomar depois a única caso os EUA passem a exigir? Obrigado.

  8. […] É necessário vacina da Febre Amarela? […]

  9. […] são muito comuns e aparecem quase que diariamente como: Onde fica a pia do Mickey? Se eu preciso vacina da Febre Amarela e muitas outras sobre […]

  10. Guilherme Diz

    Tenho somente uma dúvida, os Estados Unidos podem mudar de uma hora para outra e exigir essa vacinação ? É possivel isso acontecer ? Estou com viajem marcada para 23/04 e estou preocupado pois já tomei a fracionada.

    1. Diego Talberg Diz

      Guilherme, eu acho que sempre existe a possibilidade de mudança, mas baseado nas experiências passadas e em situações de casos mais graves, nunca houve mudança nas exigências. Fique tranquilo e continue acompanhando, se por acaso acontecer, você estará preparado. 😉

  11. Ricardo Moreira Diz

    Recebi mensagem da CVC informando que os EUA agora exigem o certificado internacional de vacinação (febre amarela), confere?

    1. Diego Talberg Diz

      Não! Os Estados Unidos não exige.

  12. will Diz

    Ola! tenho viagem marcada para Los Angeles dia 15/02, sera que eles darão um prazo caso venha ser exigida? vi hj que Aruba vai valer a partir de 01/03 ou seja 30 dias antes
    Obrigado!

    1. Diego Talberg Diz

      Will, já tiveram casos assim e os Estados Unidos nunca exigiu. Somente se começar um surto sem controle mesmo. Fica tranquilo!

  13. Walter Martins Diz

    Olá ! Há algum lugar, aqui na Florida, que esteja aplicando a vacina contra a febre amarela, para que vai viajar ao Brasil ? Estou com viagem marcada e receioso.
    Obrigado pela atenção

  14. Igor Diz

    Olá! Tenho uma viagem marcada para o final de abril/2018.
    Não está sendo exigida a vacina, certo? Caso passe a ser exigido muito em cima eles dão um prazo para começar a valer a exigência?

    Obrigado!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.