Diário de Viagem

Coisas de Viagem: Em grupo ou por conta própria?

Coisas de Viagem: Em grupo ou por conta própria

Por Lorena Ribas
Moderadora do grupo Coisas de Orlando
_________________________

Quando alguém resolve viajar, principalmente para fora, a primeira dúvida que surge é: em grupo ou por conta própria?

Se você pretende visitar Orlando em breve e ainda está em dúvida, essa matéria será de grande ajuda para a sua decisão. Vou contar minhas experiências com as duas formas de viagem.

Viagem por Conta Própria

Coisas de Viagem: Em grupo ou por conta própria

Período: Dezembro de 2009 à Janeiro de 2010

Hospedagem: Hilton Garden Inn – Lake Buena Vista

Foi uma viagem em família com meu irmão e meus pais. Iniciamos o planejamento em torno de 2 meses antes da viagem, não nos preocupamos com a documentação pois já estávamos com tudo em dia.

Seguro viagem, ingressos, hotel e aluguel de carro conseguimos comprar com desconto devido a uma parceria da empresa em que meu pai trabalhava, foi bem vantajoso. Tivemos um pouco de dificuldade ao achar as passagens na data que queríamos.

 

Vantagens:

  • Liberdade
    Você está livre para ir e vir. Nada melhor do que passar no Walmart após um dia de parque né? Ou fazer um bate e volta numa praia próxima a cidade.
  • Baixo custo
    Pode ser que consiga uma boa promoção que as agências não estejam vendendo.

 

Desvantagens:

  • Idioma
    Se você não conhece o inglês básico, é provável que se sinta perdido.

    • Aconteceu comigo: fiquei presa na área de lazer do hotel pois não sabia que precisava do cartão do quarto para voltar. Tinha 10 anos e só lembrava das frases básicas como “I’m lost” ou “Help me”, encontrei com uma família e nem eles me entenderam. Só sei que pulei uma cerca e entrei na recepção como se nada tivesse acontecido.
  • Organização
    Você vai ter que planejar tudo sozinho portanto, vai precisar de tempo para fazer as pesquisas e montar o roteiro. Esteja sempre preparado quando der previsão de chuva, tenha sempre um plano B.

    • Aconteceu comigo: Fomos em plena semana de Natal e como não tinha tantas opções de blogs para ter como exemplo, não tínhamos a mínima ideia de que a cidade lota a ponto de não conseguir transitar. Deixamos de ir no Magic Kingdom no Natal e também em Disney Springs.
  • Suporte
    Se acontecer algo, você mesmo que vai ter que correr atrás.

 

Viagem em Grupo

Coisas de Viagem: Em grupo ou por conta própria

Período: Junho de 2014

Hospedagem: Clarion Inn – Lake Buena Vista

Estava com 15 anos na época, desenvolvi autonomia e tive experiências que vou levar para o resto da minha vida. Se você tem um (a) filho (a) com idade próxima, acho uma excelente ideia enviar ele (a) para curtir uma viagem inesquecível com os amigos.

Fui com minha melhor amiga por uma empresa bem famosa aqui no Rio de Janeiro. Guias excelentes desde o Brasil, supervisão da empresa FIXA em Orlando. Não tenho nada a reclamar, só elogios.

O programa incluía passagem aérea (RJ – MIA – RJ), translado de ônibus (MIA – ORL – MIA e hotel – parques – hotel) café da manhã e 27 refeições, seguro saúde/bagagem, kit viagem (garrafa, blusa e mochila), ingressos para 10 parques + Discovery Cove e 2 festas exclusivas (EPCOT e NASCAR Cafe).

 

Dia a dia

Segui o cronograma de maneira certa! Se a guia marcou de se encontrar no lugar X em tal horário após o café da manhã, eu chegava pelo menos com 10 min de antecedência para não atrasar. Elas acompanham você no parque, levam na atração e esperam do lado de fora, podem até disponibilizar um tempo livre para circular pelo parque (como ocorreu comigo no Epcot e Hollywood Studios).

Nos outlets/malls também tem hora determinada para encontrar com o grupo, lembre-se de fazer uma lista das lojas que deseja ir para não perder tempo.

Se você é adolescente, não se esqueça de dar uma lida na matéria que preparei sobre as melhores lojas de roupas que conheci na viagem.

Quarto

Eu e a minha melhor amiga optamos por um quarto quadruplo, só conhecemos as outras duas meninas no aeroporto. Lembrando que para os menores de idade, os quartos são definitivos: menino com menino e menina com menina.

Vantagens:

  • Zero preocupação com roteiro e/ou FastPass+
  • Amizades novas
    Fiz muitas amizades, mantenho a maioria até hoje. É uma ótima oportunidade para quem deseja conhecer pessoas novas.

Coisas de Viagem: Em grupo ou por conta própria

  • Festas exclusivas
    Tem festas que você só vai conseguir ter acesso caso viajar com agência, exclusivíssimo. De festa de 15 anos no Epcot até uma festa no Beco Diagonal – Universal, são várias oportunidades. Essa da foto foi no EPCOT, assistimos o show de encerramento em uma área VIP e de lá fomos curtir a festa no pavilhão dos EUA. Após o jantar, tiramos foto com o Mickey e a Minnie e em seguida curtimos a balada.

  • Guias experientes
    Na maioria das vezes, você vai viajar com guias que já estão quase 15/20 anos no ramo. Eles possuem um grande conhecimento sobre seu destino, dos golpes que podem ser evitados até das melhores dicas de compras.

  • Assistência 24h
    • Aconteceu comigo: havia passado mal antes de ir para uma das festas, prontamente chamaram uma médica do seguro e 15 minutos depois já estava no hotel para me atender. Fui orientada a permanecer no hotel durante a festa e no próximo dia. Embora eu tenha perdido o último parque, uma funcionária da agência me levou para aproveitar os momentos finais da viagem com o grupo.

 

Desvantagens:

  • Horários
    Se você não gosta de seguir horários pré-determinados, essa é uma grande desvantagem de viajar com excursão. Particularmente, não tive nenhum problema.
  • Alto custo por pessoa

 

Vou deixar minhas considerações finais sobre cada viagem:

Conta Própria: em uma próxima viagem, evitaria a época que fui; optaria por ficar em casa em vez de hotel por ter mais privacidade e conforto; adicionaria um plano B caso ocorra algum imprevisto.

Excursão: voltaria em caso de extrema necessidade ou quando surgir um roteiro interessante. Tenho muita vontade de viajar com o grupo CDO/Virazóm.

 

Conclusão

Foram experiências incríveis e inesquecíveis, um verdadeiro aprendizado fora da sala de aula. Viajar é muito bom, renova as energias. Se você chegou até aqui, espero que tenha gostado do meu relato. Até a próxima!

  • Obs.: Não citei valores pois foram épocas diferentes, não tem como comparar com hoje em dia.

 

_________________________

O que mais saber?

_________________________

Nossos roteiros da Disney:

  _________________________

• Você conhece nosso aplicativo? Se seu celular for iPhone, clique aqui e baixe GRÁTIS! Se seu celular for Android, clique aqui e baixe GRÁTIS!

Quer comprar seguro viagem? Acesse o site da April Brasil aqui e garanta o seu seguro viagem April com 15% de desconto usando o código “CDO15”!

• Você conhece nossas redes sociais? Acompanhe-nos pelo Instagram, dá like na nossa Fanpage do Facebook, se junte ao nosso Grupo no Facebook e se inscreva nos nossos canais do YouTube aqui e nesse canal aqui também! E acesse aqui os cupons de desconto para sua viagem!

Related posts
Diário de Viagem

Coisas de viagem: Viajando com (o meu) deficiente físico

Diário de Viagem

Coisas de Viagem: 5 dias no Aulani - Um resort da Disney no Hawaii

Diário de Viagem

Coisas de Viagem: Magical Moment - Encontro com a Moana

Diário de Viagem

Coisas de viagem: uma experiência no Storybook Dining

Cadastre-se na nossa Newsletter para receber informações,
dicas e cupons de Orlando.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Worth reading...
Ofertas de verão para os Passholders de Walt Disney World
Pular para a barra de ferramentas